top of page

Games Clássicos: Sonic The Hedgehog (1991)

  • Foto do escritor: Nich Calixto
    Nich Calixto
  • 17 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Para competir com o encanador italiano e sua empregadora japonesa, Nintendo, a Sega também lançou seu mascote, um ouriço antropomórfico azul que corria tanto quanto a velocidade da luz: Sonic. Venha conosco descobrir a história desse ouriço conosco, e como ele levou a Sega à um novo patamar.


A missão de Sonic é derrotar o dr. Robotinik e libertar os bichinhos presos pelo vilão em robôs, além de roubar as Esmeraldas do Caos. Sendo um side-scrolling em 2D, os controles eram relativamente fáceis, e o jogo mostrava uma inovação, já que o sprite do Sonic rolava ao longo de um cenário curvo, remetendo à velocidade que o ouriço pode alcançar. Os efeitos visuais, áudio e jogabilidades foram muito bem avaliados pelas críticas, levando o game ao patamar de um dos melhores da história.

Criado por Yuji Naka, à pedido da Sega, que criou o Sonic Team para fortalecer o projeto, com Naoto Ohshima no design de personagens, e fases criadas por Hirokazu Yasuhara. Durante o desenvolvimento, a Sega chegou a fazer uma competição interna para escolher qual personagem seria o protagonista. Graças a Deus (e a Oshima, ganhadora do concurso), o Sonic é um ouriço cacheiro azul, com atitude de rock star, mostrando que a Sega e seu Sonic eram ''cool", a contraponto da abordagem da Nintendo em Super Mario. Ao ponto de, caso o jogador demore para mexer no controle, Sonic cruza os braços e bate o pé, olhando para o jogador, como quem diz : "dá pra ser ou tá difícil?"


Mais um dos motivos de Sonic ser icônico na indústria é sua trilha sonora. Composta por Masato Nakamura, cada zona (são 6 ao todo) tem sua música característica, e a mais conhecida e tocada é a da primeira zona, a Green Hill Zone. E essa se tornou tão marcante e familiar aos fãs que em quase todos os jogos da futura franquia, a Green Hill é referenciada.

No Brasil, graças à parceria com a Tectoy, o MegaDrive foi um dos consoles mais famosos no país, e a tiracolo, o jogo do ouriço. Com mais de 15 milhões de cópias vendidas, Sonic The Hedgehog é obrigatório à todos os gamers, e caso não tenha jogado ainda, é só entrar na Store do seu smartphone e baixar no celular, sendo divertido em qualquer hora, lugar e para qualquer idade. Obrigada Sega, por fazer dessa pessoa que vos escreve uma fã de videogame. Uma curiosidade sobre mim, é que esse jogo foi o primeiro game que eu joguei na vida, então Sonic mora no meu coração 💙





Comments


bottom of page