top of page

Back to the Past: Aliens, O Resgate

  • Taynah Freire
  • 7 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Sendo uma sequência direta de Alien, o Oitavo Passageiro, Aliens, O Resgate chega em 1986, dirigido por um cara chamado James Cameron, que na época estava ocupado com outra franquia notável, Exterminador do Futuro. Será mais uma fórmula de sucesso dando resultado por aqui? Vamos descobrir.



O que já podemos ver de diferença nessa obra é seu nome, que nos entrega uma coisa sobre o enredo: o alien já não é mais um simples passageiro. Ele se multiplicou, são aliens, no plural. Ellen Ripley, nossa heroína protagonista, se congelou no fim do primeiro filme, e vagou pelo espaço. Sendo captada por um grupo de sucateiros, foi levada à uma nova estação especial, desconhecida por ela. Alguns fatos desfavoráveis se acomentem à pobre mulher, que se vê sem seu prevê de piloto, logo desempregada, sem sua filha e 57 anos mais velha. Um dos fatos desgraçados é que o planetoide onde o cramunhão foi achado virou colônia humana, e de quebra, ficou incomunicável.

Se você leitor, já viu, ou se juntar dois mais dois, vai saber o que rolou.


A mudança mais notória desse para seu irmão mais velho é o gênero. Enquanto Ridley Scott se preocupou em fazer um terror espacial muito bem construída, claustrofóbica e agonizante, Cameron foca na ação, com adrenalina no talo, e isso combina muito bem com a proposta do filme, já que agora o contingente inimigo é maior e a arena de combate também.

Somos introduzidos ao esquadrão do comandante Gorman, tendo os civis Carter Burke e Ellen Ripley como integrantes, o primeiro sendo o "cara legal" da Weyland-Yutani, a companhia.

Ao decorrer do filme, com a ação começando e fatos vindo à tona, descobrimos que a colônia foi instalada lá premeditadamente, e o com aval de Burke, uma certa nave foi explorada, e uma infestação começou.



Outra diferença é a multiabordagem para com Ellen Ripley. Vemos sua face materna, perdida com a morte de sua filha devido ao seu tempo vagando, e encontrada com a chegada da única sobrevivente de Hadley's Hope, uma menina chamada Rebeca "Newt" Jordan. O lado mulher, devido aos flertes com o cabo Hicks, e sua face badass modafucker, mostrando suas capacidades, de pensar rápido, tomar as rédeas da situação e encarar o perigo de frente, independente de chances ou riscos.


Cameron escreveu o roteiro juntamente com David Giler e Walter Hill, inspirado pela Guerra do Vietnã, exacerbando que o excelente treinamento dos soldados, na verdade, não era nada diante da ameaça. O projeto saiu do papel devido ao estrondoso sucesso de O Exterminador do Futuro, ambas produções da finada 20th Century Fox. A ideia de fazer um filme sobre maternidade veio dele, ressaltando o fato de Ellen Ripley ser uma personagem feminina forte.



Mas alto lá, Aliens, o Resgate, um filme de ação, é sobre maternidade?

Sim, é isso mesmo. No fim de tudo, o filme é uma briga de duas mães, querendo proteger suas crias, briga essa icônica, que trouxe a frase marcante: "Get away from her, your bitch". (Fique longe dela, sua vadia.)

A película custou por volta de US$19 milhões, e lucrou US$150 milhões, isso numa época em que continuações não eram tão famosas. Com a ótima recepção entre os fãs e a crítica, o filme foi indicado à 7 Oscars, e levou pra casa Efeitos Sonoros, Efeitos Visuais, melhor filme de Ficção Científica, melhor atriz para Sigourney Weaver, e melhor direção e melhor escrita para James Cameron. Isso é incomum, devido ao nicho da obra.


Agora um bloquinho de curiosidades: esse foi o único filme de Carrie Henn, a Newt, atuou, hoje ela se tornou professora. O cenário do ninho da Rainha Alien foi reutilizado no filme "Batman" de Tim Burton, como base para a Ave Chemicals.

A Rainha Alien, um animatrônico de 4,5m demandava entre 14 e 16 pessoas para ser operada. Um dos ovos alien está em exposição no Instituto Smithsonian, e o filme não passou por sessões teste. Aqui tem coragem...


Ganhador de um BAFTA, um Hugo Awards, e 8 Saturn Awards, Aliens, o Resgate é perfeito para os fãs da franquia e também para quem procura um bom filme de ação, já que tiro, porrada e bomba nunca saem de moda, então, carregue seu lança-chamas, sua M41A, mantenha o sensor de movimento perto e proteja sua cria.



Comments


bottom of page