Um Livro, um Café - A Arma Escarlate
- Nich Calixto
- 29 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Sabe aquele livro que você lê e quando percebe já está de madrugada e você não consegue parar até chegar ao fim? A Arma Escarlate é esse tipo de livro!

Sinopse: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.
Hugo, um jovem impulsivo, explosivo, que mora em uma favela com a sua mãe e sua avó, que aos 13 anos já presenciou diversas atrocidades por conta do tráfico que comanda o lugar que ele mora, descobre que é bruxo e que nem tudo está perdido. É com essa introdução que eu começo a falar desse livro FENOMENAL, escrito por Renata Ventura.
A história se passa no mesmo universo de Harry Potter, só que no Brasil em 1997 (mais ou menos enquanto se passa os acontecimentos de Enigma do Príncipe). Com diversas referências às obras de J.K. Rowling, A Arma Escarlate consegue se distanciar do mundo bruxo que conhecemos, criando assim seu próprio universo, afinal de contas, Brasil e Europa são bem diferentes politicamente, culturalmente e geograficamente.
Além de Hugo, durante o livro conhecemos diversos personagens tão carismáticos que o leitor fica com a sensação de ser amigo deles há um bom tempo, é o caso de Capí, Viny, Índio e Caimana, os Pixies, um grupo de alunos bem diferentes entre si, mas que tem uma sinergia incrível (quero deixar claro que o Viny é de longe meu favorito, obrigado). Além deles, também tem alguns personagens que marcam presença por toda a história, como Gislene, vizinha do Hugo no Dona Marta que também descobre que é bruxa e Eimi, um menino tímido e ingênuo, que tem o Hugo como seu melhor amigo.
Abordando diversos temas necessários, a autora construiu um universo fantástico e ao mesmo tempo sem fugir da realidade que conhecemos e, mesmo se passando no mesmo universo de Harry Potter e com a proposta da autora de ser uma história de bruxos brasileiros, A Arma Escarlate segue um caminho totalmente diferente e muito mais surpreendente do esperado, deixando de ser um livro derivado de outra história e se tornando uma obra nacional original, simplesmente excepcional!
Comments