Um Livro, um Café - Noite Eterna Livro 1 - Ilha da Morte
- Nich Calixto
- 29 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mar. de 2022
Ler Noite Eterna é como ver uma das melhores mesas de RPG, daquelas com personagens bem diferentes um do outro e com um mestre que adora um plot twist, ganhando vida.

Sinopse: Em uma Ilha no litoral de Salvador na Bahia, um grupo de jovens aproveita suas férias quando são surpreendidos pela chegada da Noite Eterna, fenômeno causado pela ganância e corrupção da humanidade que destrói o véu que protege a Terra de outros mundos e seres sobrenaturais. Surgem por todos os lados seres poderosos e o destino da raça humana fica mais sombrio a cada segundo, mas graças à intervenção dos Guardiões, os humanos recebem bênçãos em forma de poderes e objetos mágicos para ajudá-los a resistir por mais tempo a essas ameaças. Aqueles na ilha encontram-se em uma desesperadora luta pela sobrevivência enquanto tentam voltar para a capital na esperança de que por lá as coisas estejam melhores e mais seguras.
Nesta primeira parte da saga Noite Eterna, somos apresentados a um grupo de jovens comuns, aproveitando suas férias em uma ilha de salvador. Logo nas primeiras páginas somos surpreendidos, assim como os personagens, com um acontecimento que muda todo o rumo da história. O autor vai direto ao ponto principal, sem enrolações e sem deixar detalhes de fora, o que torna a narrativa mais instigante e menos maçante.
Ao ganharem poderes, armas e habilidades muito diferentes entre si inesperadamente, os personagens têm que aprender a usá-los em questão de minutos para salvaram suas vidas. Este é um dos pontos que mais me encantou no livro, pois, diferente de outras histórias do gênero, estes jovens demoram para aprenderem a usar esses “presentes” e, quando usam, são desajeitados, mostrando que não depende só de ter uma espada para ser um espadachim, por exemplo. Além disso, muitos deles, por não saberem o que está acontecendo e como usar esses poderes, acaba tendo um fim abrupto logo no começo da história, à la George Martin.
Com uma narrativa cheia de ação e aventura, o autor consegue ambientar as cenas através de detalhes e diálogos que fluem com leveza e naturalidade por toda a história, além de trazer uma realidade para uma história de fantasia, ou seja, o leitor consegue se ver na história e imaginar que algo como aquilo é capaz de acontecer de verdade.
É possível perceber uma técnica de escrita muito boa, o que colabora para que o leitor fique preso nas páginas do livro até o final.
Pedro P. R., o autor, nos apresenta a um universo cheio de perigos e criaturas vindas das trevas, onde um grupo de jovens desastrados e despreparados devem lutar pelas suas vidas. Com um desenvolvimento bem coerente em relação a proposta apresentada, a obra tem uma genuína regionalidade nos diálogos e na narrativa, o que a torna original e de se suma representatividade para a cultura brasileira.
Publicado em setembro de 2020, Noite Eterna – Ilha da Morte pode ser facilmente comparado com grandes obras do gênero e que já vimos, por diversas vezes, em listas de leituras obrigatórias.
Comments