top of page

#TBT Games: Resident Evil

  • Taynah Freire
  • 8 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

O ano ? 1996

O gênero? Survival horror

O criador? Shinji Mikami

O jogo ? Resident Evil

O destino? Entrar na história


Muitos acreditam que o jogo Alone in the Dark, lançando em 1992 para PC, foi o primeiro do gênero survival horror, onde os temas predominantes são o terror, sobrevivência e mistério. Porém, é mérito de Resident Evil tornar isso popular. O jogo, que viria a se tornar uma franquia multimídia no futuro, é influenciado pelo Alone in the Dark e por filmes produzidos pelo pai dos zumbis nos cinemas, George A. Romero.



O jogo se inicia rondado de mistério, com uma cutscene quase cinematográfica, que nos introduz a trama. Crimes bizarros começam a acontecer numa cidade pacata, Racoon City. As vítimas são aventureiros que trilham as florestas aos arredores da cidade, onde a violência extrema e sinais de canibalismo são semelhanças entre os casos. A polícia de Racoon City decide lançar uma incursão da sua força de elite, os Stars, para cuidar da situação. A primeira equipe, Bravo, é enviada e logo perde contato com a central. Logo depois, a equipe Alpha segue o rastro e se assustam ao ver o helicóptero da equipe Bravo totalmente abandonado. Um dos membros da Alpha é atacado por um cão aparentemente morto e eles não veem escolha a não ser se abrigar numa mansão avistada mais à frente.


Ao entrar na mansão é que o game realmente começa. Na pele de Jill Valentine ou Chris Redfield, o jogador deve explorar a mansão, e ao mesmo tempo saber o que aconteceu com a Bravo e se isso tem ligação com os crimes. Juntado com isso tudo, ainda existem criaturas hostis, com aspecto assustador que comem humanos. Sim, zumbis.



Resident Evil se tornou um marco por vários motivos; pela temática adulta, pelo visual de filme B, tais quais os de Romero, a imersão que o game trás e seu nível de complexidade, trazendo certezas, incertezas, conspirações e reviravoltas, fazendo o jogador pensar o que é no meio disso tudo. Além de, é claro, muitos e muitos sustos. A aparição do primeiro zumbi é emblemática, tal qual o cachorro entrando na janela, fazendo qualquer um temer passar num corredor extenso.


Todo o jogo foi concebido por Mikami para ser o mais assustador possível, e motivos não faltam para isso. A falta de espaço no inventário, a famosa "movimentação tanque", o sistema de câmera fixa usada no jogo. Escolher entre os personagens disponíveis também é importante; Jill recebe ajuda de Barry Burton, como munições poderosas e auxílio em certas batalhas, já Chris conta com Rebecca, que não ajuda tanto quanto Barry. Chris enfrenta um número maior de Hunters, já que sua força é maior que a de Jill, o que não adianta muito, já que a munição é escassa e sempre acaba quando não pode.



RE também trouxe uma pequena revolução no quesito gráfico, graças à sua pré-renderização, mostrando um nível de detalhes até então nunca vistos no PlayStation. Graças a isso, vários outros jogos puderam explorar esses recursos, mesmo dentro da própria franquia, como é visto dentro de RE2 e RE3.


Completando 25 anos em 2021, o game carrega a marca de 2.75 milhões de cópias vendidas pelo mundo, levando um prêmio de "Pior Diálogo dos Games" do Guiness Book em 2008, e duas palavras resumem isso: Jill's sandwich...

Ao mesmo tempo, levou 91 no Metacritic, sendo elogiado pela GameSpot que o descreve como "um dos raros jogos onde assistir é quase tão emocionante quanto jogar". Só cuidado para não virar sanduíche de alguém...




Comments


bottom of page