Origens: Soldado Invernal
- Nich Calixto
- 24 de mar. de 2021
- 4 min de leitura

Pode não parecer, mas Bucky Barnes é personagem que tem uma história muito interessante e uma linha de evolução incrível e pouco conhecida.
De sidekick à vilão e de volta a super herói, Bucky vai além de ser um ex-agente russo sem poderes, pelo contrário, ele apresenta diversas habilidades e um incrível braço super tecnológico.
Origem e Parceria

James Buchanan Barnes, também conhecido como Soldado Invernal ou Bucky Barnes, apareceu pela primeira vez na história publicada em Captain America Comics #1 em março de 1941.
Órfão, Barnes foi adotado pela tropa do campo onde ele encontrou o soldado Steve Rogers, na mesma época em que o Capitão América também começou a ser visto na região. Acidentalmente, Bucky surpreendeu Rogers quando este estava com o uniforme de Capitão América. Para manter segredo, Buckypediu para ser o companheiro do herói e, juntos, lutaram contra os nazistas até o fim da guerra.
Essa parceria em pouco tempo fez com que os dois personagens se tornassem grandes amigos. No final da guerra, em 1945, eles receberam a missão de ir para Londres e impedir os planos do Barão Zemo. Nessa missão, Bucky falha ao desarmar uma bomba em um avião e não consegue escapar a tempo. Steve, então, assiste à morte de seu companheiro na explosão. Ao menos era isso que todos acharam.
Além da revista do Capitão América, Bucky Barnes apareceu em outras séries. Depois da II Guerra, ele foi de um grupo de super-heróis intitulado o Esquadrão Vitorioso.
De Cobaia à Soldado Invernal

Após ser dado como morto, Bucky, que teve seu corpo congelado e permanecendo em um estado de animação suspensa, foi encontrado por um submarino russo, o qual procurava pelo corpo do Capitão América. Após ser brevemente estudado, Barnes estava com amnésia e, por não possuir o super soro em seu corpo, ele foi colocado em animação suspensa novamente.
Em 1954, os russos encontraram um propósito para Bucky. Ele sofreu com algumas lavagens cerebrais para odiar o continente americano e ganhou o seu braço biônico, com isso ele se tornou o melhor assassino da União Soviética, atendendo pelo codinome Soldado Invernal.
Se tornando o maior assassino de campo da União Soviética, Bucky era posto em criogenia toda vez que cumpria suas missões, para poder preservar o seu corpo contra o envelhecimento. Além disso, ele não foi somente um assassino de campo, Barnes foi responsável pelo treinamento das garotas da Academia Sala Vermelha, estas treinavam para se tornarem grandes espiãs e, entre elas, estava Natasha Romanov, a qual teve um breve romance com o Soldado Invernal.
Poderes

O envelhecimento de Bucky foi anulado por um soro que lhe foi aplicado para salvar sua vida, chamado de Fórmula do Infinito.
Proveniente dos seus muitos anos de treinamento e missões, Barnes tem um currículo extenso, ele é mestre assassino, atirador, lutador de diversas artes marciais, espião e sabe falar diversos idiomas.
Além disso, ele conta com seu braço biônico, o qual é seu principal recurso em uma batalha. Ainda quando era um agente soviético, de tempo em tempo, tinha seu braço substituído por uma versão mais atualizada. A versão mais recente desse braço, feita pelos Thunderbolts, lhe concede diversas habilidades diferentes, como Força aumentada, Desativação de sensores, Controle remoto, Lâminas retráteis e Pulso eletromagnético.
Instabilidades Mentais

Após ter alguns flashs de memória e lembrar de sua real identidade, Bucky sofreu uma nova lavagem cerebral, anos depois, algo similar aconteceu e ele acabou não voltando de uma missão em Nova York. Devido as instabilidades de sua mente, Barnes foi colocado em criogenia novamente.
Mais um vez, alguns anos depois, o Soldado Invernal foi despertado mais uma vez, mas a missão agora era roubar o Cubo Cósmico que estava em posse do Caveira Vermelha e, com isso, ele acabou entrando no radar da S.H.I.E.L.D.
Bucky até conseguiu pegar o Cubo, mas acabou se deparando com seu antigo parceiro, Capitão América e entrou em combate com ele. O Capitão consegue recuperar o objeto e o utiliza para recuperar a memória de Bucky, que por sua vez, pega o Cubo e se teletransporta dali, por sentir vergonha e remorso de tudo o que causou ao longo dos anos.
Mais um Capitão América

Bucky continuou como fugitivo por mais alguns anos. Após a morte do Capitão América nos acontecimento de Guerra Civil, Bucky culpou Tony Stark, então atual diretor da S.H.I.E.L.D., e o adicionou a sua lista de perseguição e, após o combate direto com o Homem de Ferro, Barnes descobre os últimos desejos de seu antigo parceiro.
Steve Rogers queria que Bucky fosse resgatado de sua vida de violência e que o título de Capitão América fosse passado adiante para uma outra pessoa. Bucky deixa de lado sua vingança e também aceita se tornar o novo Capitão América, com a condição de que não precisasse prestar contas a S.H.I.E.L.D. ou a qualquer um.
Tanto o governo americano quanto a sociedade, e até mesmo alguns heróis como o Falcão e o Gavião Arqueiro, desaprovaram o Soldado Invernal como o novo Capitão América, afinal ele era um antigo criminoso internacional que estaria vestindo as cores de um herói tão querido.
Bucky provou que era capaz e se tornou um destemido Capitão América, combatendo as forças do Caveira Vermelha, impedindo o assassinato de políticos americanos e até ajudou a defender o planeta de uma invasão dos Skrulls, ganhando, aos poucos, a aprovação das pessoas ao seu redor.
Quando Steve Rogers retornou e reassumiu seu posto de Capitão América, Bucky voltou a ser o Soldado Invernal, mas dessa vez sendo um herói e até comandando um time de ex-vilões chamado de Thunderbolts.
A evolução do personagem é uma das mais incríveis das histórias em quadrinhos. Com uma história cheia de conflitos, sofrimentos e reviravoltas, Bucky Barnes se consolidou no universo da Marvel Comics e, agora, está fazendo seu nome no MCU.
Bình luận