top of page

Origens: Falcão, o Herói Alado da Marvel

  • Foto do escritor: Nich Calixto
    Nich Calixto
  • 20 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de mar. de 2021


Criado por Stan Lee , o Falcão apareceu pela primeira vez em Capitão América #117, e continuou aparecendo constantemente nas histórias do Capitão América até aos dias de hoje.

Com o primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal lançado ontem, muitos devem estar se perguntando: “legal, mas de onde saiu esse tal de Falcão?”.

Abaixo você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o primeiro super herói afro-americano da Marvel.



Origem e Poderes



Sam Wilson já foi um criminoso. Após a morte de seu pai, sua raiva o levou a caminhos sombrios e acabou trabalhando para a máfia do Harlem, sob o codinome “Snap”.

Após seu retorno de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde Sam disse ter encontrado seu mascote, o falcão Asa Vermelha, ele foi dominado pelo vilão Caveira Vermelha que o usou em um plano contra o Capitão América e, com isso, Sam ganhou poderes telepáticos com aves através do cubo cósmico. Anos depois ele se rebelou contra o vilão e ajudou Steve Rogers a derrota-lo, dando inicio a aliança entre os dois heróis.

Em um breve momento, Falcão foi confundido com um mutante pelo próprio Professor Xavier, devido ao fato de poder se comunicar com o seu mascote, Asa Vermelha.



Participações em Equipes



Sob o novo codinome, Falcão ganhou asas mecânicas do Pantera Negra, essas o permitiam voar. Após um tempo como parceiro do Capitão América, Sam foi nomeado o líder dos Super Agentes da S.H.I.E.L.D., dando fim a parceria com Steve.

Algum tempo depois, por ser um dos poucos super heróis negros, Sam foi recrutado por Henry Peter Gyrich para se juntar aos Vingadores, mas saiu da equipe na primeira oportunidade por não gostar de ser usado como um símbolo.

Ele mais tarde se uniu novamente aos Vingadores na iniciativa de Tony Stark para expandir a equipe e se tornarem maior.



Guerra Civil



Durante a Guerra Civil, o Falcão ajudou o Capitão América a rastrear o Soldado Invernal. Ele foi o primeiro a se juntar com o Capitão América contra a Lei de Registro de Super-Humanos e teve um papel de liderança nos Vingadores Secretos. Após o assassinato do Capitão América pelos esquemas do Caveira Vermelha, o Falcão se registrou no governo e foi feito responsável pelo Harlem, apesar de ele ter permanecido em contato com Novos Vingadores.

Posteriormente, a S.H.I.E.L.D. recrutou o Falcão e a agente Sharon Carter para investigar o assassinato do Capitão, localizando o Soldado Invernal e rastreando o Caveira Vermelha.



Novo Capitão América



A primeira missão de Sam como o novo Capitão América o colocou na mira da Hidra, e Sam acabou sendo confrontado por vários dos inimigos mais letais do Capitão como resultado de uma armadilha. Misty Knight o salvou, e revelou que a Hidra se infiltrou em inúmeras equipes da comunidade de super-heróis. A organização terrorista também havia planejado espalhar o sangue venenoso de uma criança Inumana por todo o planeta.

Com a ajuda de Misty Knight e Armadillo, um agente da Hidra que trocou de lado, o Capitão foi capaz de localizar e neutralizar diversas bombas que continham o sangue do garoto e que haviam sido espalhadas por todo o mundo.



Capitão Socialismo



Sam cortou seus laços com a S.H.I.E.L.D. após uma série de eventos desencadeados pelo hacker conhecido como Sussurrador, o qual havia vazado os planos da S.H.I.E.L.D. para criar um Cubo Cósmico, um projeto que Sam se opôs publicamente. Quando a S.H.I.E.L.D. tentou capturar o Sussurrador, Sam o ajudou, acreditando que as ações do hacker eram justas e que a S.H.I.E.L.D. revidou de forma desproporcional. Com a ajuda do Sussurrador, Sam passou meses derrubando diferentes células da Hidra, e fez um acordo para adquirir imunidade diplomática.

A separação de Wilson de seus superiores deu outro passo quando ele decidiu parar de trabalhar para o governo, acreditando que os Estados Unidos precisavam de um Capitão América que era socialmente mais ativo do que antes. A separação do Capitão América do governo não foi sem críticas, com certos Americanos acreditando que ele se tornou o "Capitão Socialismo", enquanto outros mostraram plenamente o seu apoio.




Agora só resta acompanhar as novas aventuras de Sam na série e ficar de olho em todos os easter eggs que aparecerão, aliás, se você já assistiu o primeiro episódio, percebeu alguma referência a história do Falcão nos quadrinhos?





Comments


bottom of page